Jonas - um homem no fundo do poço

Category: By Gustavo Pires
Deus mandou que Jonas fosse à cidade de Nínive, mas ele fugiu em direção a Társis. No meio da viagem, uma tempestade colocou em risco o navio e todos os que nele estavam. Jonas confessou ser a causa de todo aquele mal. Os marinheiros então o lançaram ao mar e, vindo um grande peixe, o engoliu. A qui temos uma parte da história de Jonas bem resumida, vamos ver o que Deus mostra-nos através dela:

Jonas foi chamado por Deus, mas não atendeu; Muitas pessoas são chamadas por Deus, mas preferem andar sozinhas, seguindo seu próprio caminho, sua própria vontade, o que nunca da certo, pois nós devemos estar sempre andando no centro da vontade do Pai.


Deus enviou um vento e uma tempestade (Jn.1.4), mas Jonas não atentou para isso. Deus permite grandes dificuldades em nossas vidas. Ele sacode o nosso barco, Ele nos prova, ele testa nosso amor por Ele, nos dando a chance de crescermos mais.

Jonas dormiu. Muitos dormem o sono da indiferença, usufruindo dos prazeres passageiros de uma vida pecaminosa, mas a vida sem Cristo não é uma viagem segura.

O clamor aos deuses (Jn.1.5) e o esforço humano (Jn.1.13) não resolveram o problema. A idolatria, a feitiçaria e o ocultismo não trarão soluções. A capacidade humana também não será suficiente.

Deus enviou um peixe para engolir Jonas.Apesar de toda aquela tempestade, Jonas não clamou ao Senhor (Jn.1.5-6). A situação então piorou. Jonas foi ao fundo do poço, ao fundo do abismo. O objetivo de Deus não era destruir a vida de Jonas, mas corrigir o seu erro.

Jonas clamou ao Senhor (Jn.2.7).“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Joel 2.32.).

Deus respondeu e livrou a alma de Jonas (Jn.2.10). Conclusão: Clame ao Senhor antes que seja tarde, antes que tudo piore. Do Senhor vem a solução, a cura, a libertação e a salvação eterna.

0 comments so far.

Something to say?